Danço a Vida...

"Que eu saiba que não tenho opção, e assim mesmo escolha como a cantiga é feita, em alegria e com amor. Que eu faça a mesma escolha todos os dias e de novo. Quando falhar que eu me conceda o perdão. Que eu dance nua, sem medo de enfrentar meu próprio reflexo." (Rae Beth)

domingo, agosto 21, 2005

Ficção ou realidade?

Nesse tempo todo de crise, CPI’s, depoimentos e pronunciamentos, tenho me perguntado se estamos vivendo uma mera ficção ou se isso tudo é real. Como mera espectadora, chego a pensar que tudo isso não passa de uma superprodução hollywoodiana, estilo Poderoso Chefão, onde no final do filme teremos um pronunciamento “real” dizendo que tudo não passou de uma brincadeira.

Me assusto muito com esse lance de, em um assunto que me afeta diretamente, não conseguir confiar em nada do que dizem ou fazem. Acho que não entendo esse tipo de comportamento porque eu não tenho essa ‘veia artística’ e acabo me entregando sempre, mesmo nas mentirinhas mais inocentes... minha máscara sempre cai depois de 5 minutos de conversa... se isso é bom ou ruim, sinceramente não sei responder... acho que estou na contra-mão desse mundo maluco em que estamos vivendo, onde tudo é permitido e as pessoas mentem sim, sem a menor cerimônia, e sem ligar para quem pode estar sendo afetado com isso.

Hoje minha mãe me disse que leu uma entrevista do irmão do Lula, que respondeu as perguntas da repórter em cima do telhado de uma casa que ele estava reformando ou construindo. Em uma das declarações ele disse que se o pai deles estivesse vivo para ver tudo o que está acontecendo seu irmão já teria tomado uns sopapos e que a relação do Lula como Dirceu é de um casamento duradouro... “Se tua mulher te trai, com certeza depois de 1 mês você acaba descobrindo, imagine depois de 1 ano... ou 20 anos...” ou seja, para ele o Lula sabia sim o que estava acontecendo desde o princípio. Pombas, aí me pergunto, há quanto tempo esses caras estão mentindo pra gente? A custa de que eles conseguiram chegar ao poder?

Uma das cenas dessa mega superprodução que me deixou mais assustada foi a do depoimento do Dirceu, em que o Roberto Jefferson estava sentado na primeira fileira. Em uma verdadeira acareação, eles se contradisseram e não mudaram suas declarações até hoje. Estranho isso porque um dos dois está mentindo... e aí... quando vamos saber qual deles? O u será que os dois estão mentindo? Sei lá...

Aí teve Duda Mendonça com Marcos Valério, Palocci e Buratti... e mais um montão de gente mais talentosa do que qualquer ator de primeira grandeza, dando uma aula de interpretação... e nós aqui, assistindo tudo, sem poder mudar o roteiro... e eles quase convencem e se não tivessem versões tão diferentes sobre a mesma história estaríamos acreditando em tudo, como estamos acreditando nesses mais de 20 anos... anos esses em que um “olho no olho”, ética e respeito ao próximo não contaram em nada... onde nos enganaram e mentiram descaradamente, escondendo a história verdadeira e nos fazendo crer que o filme a ser passado seria outro... enfim, anos que não voltam mais, como no filme “Linha do Tempo”, onde nem temos a chance de reverter a história.

É isso que queria dizer hoje... acho que foi mais um desabafo de uma espectadora que pagou muito caro pelo ingresso e acabou entrando no filme errado... seja com for, só pra me contrariar, o riso Brasil e o dólar estão subindo... e o Palocci recebeu ou não recebeu mensalão... e a gente vai se ferrar de novo... Putz, ninguém, merece!!!

Tá lá no
CB, e tem muito mais...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ando me sentindo igual, Clau.

Beijo.

11:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parece pesadelo: quando você era enganada, podia fazer uma ou outra crítica e se sentia melhor com isso. Agora que tanta coisa veio à tona, fazem tanto barulho que parece que é pra você não poder se manifestar, não dá tempo. areia nos olhos? Beijo, Clau, da Adelaide.

3:39 PM  

Postar um comentário

<< Home