Danço a Vida...

"Que eu saiba que não tenho opção, e assim mesmo escolha como a cantiga é feita, em alegria e com amor. Que eu faça a mesma escolha todos os dias e de novo. Quando falhar que eu me conceda o perdão. Que eu dance nua, sem medo de enfrentar meu próprio reflexo." (Rae Beth)

segunda-feira, junho 13, 2005

A fé que move as pessoas!

: do Lat. fide, confiança; s. f.; crença religiosa; crença, convicção em alguém ou alguma coisa; convicção; firmeza na execução de um compromisso; crédito; confiança; intenção; virtude teologal.

Hoje parei tudo, ou quase tudo, por 2 horinhas para testemunhar algo que sempre me intrigou muito. Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro e invocado para restituir objetos ou causas perdidas, igreja de Santo Antonio do Pari, a mais tradicional do país, 19:00 horas, a prossissão vai começar e eu ali olhando tudo. Não acompanhei a prossissão, fui mesmo pqe queria tentar, mais uma vez, entender a fé que move as pessoas... milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares... todas as cores, caras, cheiros, idades, classes sociais, níveis culturais, enfim, as mais diversas que se pode imaginar, unidas pela fé e esperança.

Todas com uma história de graça alcançada para contar, com um pedido ou agradecimento, emocionadas, felizes ou aflitas, ali naquele amontoado de pessoas onde não existem diferenças culturais ou sócio-econômicas. Pessoas descalças, andando ajoelhadas na rua, terços e santinhos em mãos, comprando lírios e velas, enfrentando filas quilométricas para conseguirem um pedaço do "Pão de Santo Antonio" que nunca deixará faltar nada em nossa casa ou um pedaço do "Bolo de Santo Antonio" que garante casamento para as donzelas, todas lá esperando a imagem do Santo sair da igreja para a prossissão começar.

Eis que surge a imagem... "Viva Santo Antonio" gritam em coro as centenas de milhares de pessoas que se encontravam lá, choros compulsivos, desmaios, pessoas passando mal com tanta emoção, seguindo aquela imagem pelas ruas do bairro e rezando com tanta fé e ardor que chega a comover. E eu ali parada, olhando tudo e pensando.

Nunca entendi essa fé que move as pessoas. Como uma simples imagem pode nos fazer crer que alcançaremos as graças desejadas... como podemos, atravéz da força da oração, acreditar que nossos problemas mais sérios serão resolvidos... como podemos entregar nossos problemas nas mãos de um homem que a igreja resolveu proclamar Santo e ter certeza de que serão resolvidos... estranho e difícil para quem não acredita e não pactua desse mesmo sentimento entender isso tudo.

Uma senhora de bastante idade pegou no meu braço e perguntou se eu estava emocionada e qual graça havia alcançado... disse que nenhuma e estava só observando... ela me disse que eu deveria pensar melhor nisso e ter mais fé pois ele nunca decepciona seus devotos. Como dizer a ela que acredito no princípio de que devemos ter muito cuidado com aquilo que desejamos realmente pqe nosso desejo verdadeiro nos trará o que queremos? Que acredito que isso não deve ser creditado a nenhum santo ou imagem? Melhor não dizer... se essa fé traz força e faz essas pessoas encararem a vida com mais facilidade e otimismo, que continue para sempre e que os faça felizes.

Que assim seja!


Santo Antônio

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Segura o andor, Claudia, segura... o santo é de barro. E vira uma peste de deixarem ele cair, rs.
Um beijo, linda.

10:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

This is very interesting site... » »

9:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Enjoyed a lot! Ps2 memory card shortage Jeep grand cherokee gps unit Antidepressant drug bad http://www.lamborghini-diablo-picture.info/information-of-the-lamborghini.html Colorado state taxes online fiat hndler Ourdoor area rugs http://www.flat-screen-8.info/body-builder-pit-bu.html

12:10 PM  

Postar um comentário

<< Home