Danço a Vida...

"Que eu saiba que não tenho opção, e assim mesmo escolha como a cantiga é feita, em alegria e com amor. Que eu faça a mesma escolha todos os dias e de novo. Quando falhar que eu me conceda o perdão. Que eu dance nua, sem medo de enfrentar meu próprio reflexo." (Rae Beth)

quarta-feira, junho 29, 2005

Enquanto isso a gente aqui na praça dando milho aos pombos...

País de contrastes esse nosso Brasilzão... intenso e capaz de nos levar do amor ao ódio em segundos!

Dia 29 de junho de 2005: Dia do Luto Nacional... uma forma de protesto contra a corrupção que assombra nosso país. Crises e mais crises... denúncias e mais denúncias... CPI's e mais CPI's... Nesse momento rola o depoimento mais esperado de toda essa confusão do Mensalão que é o do tal Marcos Valério, que agora "Afirmou que são "provavelmente verdadeiras" as informações sobre retiradas em dinheiro feitos das contas de suas agências de publicidade, DNA e SMPB, somando R$ 20,9 milhões, mas apresentou uma nova versão para as operações bancárias. Disse que serviram para pagar fornecedores, comprar ativos e distribuir lucro entre os sócios." (fonte: Estadão)... ou seja, sujeira em cima de sujeira e a gente aqui na praça dando milho aos pombos!

Além de dar milho aos pombos, estamos bebendo e comemorando a vitória do Brasil na Copa das Confederações! Pqp, 4 a 1 em cima dos 'chicos' argentinos é bom demais né não? Tenho que admitir que adoro ver nossa festa sendo mostrada pro mundo...

Pois é... meio ambíguo esse sentimento que carregamos qdo pensamos em Brasil! Eu pelo menos sou assim, na hora do jogo esqueci totalmente do luto nacional e até me emocionei... em compensação na hora do jornal nacional tive nojo do país... isso é Brasil!



terça-feira, junho 28, 2005

Núcleo pobre de novela da globo...

Estou eu aqui tentando escrever um e.mail e conversando com E. e A. no MSN... mas Deus do céu, não consigo me concentrar e terminar nenhum parágrafo ou dar continuidade ao meu papo com as meninas... a campainha não pára de tocar!

O cenário é mais ou menos esse: moro em uma casa muito bonitinha que fica em cima da casa da minha irmã. Entradas independentes, garagem nas duas casas, reformada, pequena e gostosinha demais, em uma rua estreita que mais parece uma vila. Então tá... tudo mto calmo, até a semana passada, a ponto de um dos vizinhos dizer pro meu irmão que tinha adorado o fato de termos alugado essas duas casas pois somos muito sossegadas. Meu irmão, ironicamente, pediu que ele esperasse até essa semana e fizesse algum comentário depois da minha mudança pra cá.

Sabe como é né, nascemos aqui, todo mundo conhece a gente, a gente conhece todo mundo... essa dificuldade que tenho em me comunicar com as pessoas e minha timidez ainda me matam! A campainha não parou de tocar... buzina na porta e o povo gritando meu nome... eu só apareço na sacada e jogo a chave. Meu cunhado vai enfartar comigo e o vizinho já fez questão de me dizer que agora entendeu o comentário que meu irmão fez. Taí. se alguém precisar entender melhor pqe não me adaptei em Miami é só vir me visitar e vai perceber rapidinho!

Ah, só pra fechar com chave de ouro, acabei de estourar uma frigideira enorme de vision no chão da minha cozinha... minha irmã e mais 2 vizinhos já ligaram pra saber o que tinha acontecido... coisa meiga essa preocupação... cara de núcleo pobre de novela da globo e eu preciso dizer que amo muito tudo isso!!!!!!!!!

segunda-feira, junho 27, 2005

Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!

Não sei porque hoje me peguei a pensar nisso o dia inteiro... em máscaras. As venezianas me fascinam! Sei que as máscaras são tão antigas qto a população humana (+- 30.000AC) e podem ser usadas para rituais mágicos com o intuíto de dar vazão a alegria, tristeza, revelar ou ocultar sentimentos; rituais indígenas para incorporar entidades que curam e em cerimônias de dança e guerra; etc.

Isso posto e lido e entendido fico com a dúvida: Por que nós usamos uma máscara diferente a cada dia e ocasião, independente de rituais ou datas especiais? Estranho que não consigo achar uma explicação e para as nossas mascáras do dia-a-dia... deixa pra lá, sei que isso vai ficar comprido pra cacete mas me deu vontade de colocar aqui um poema do Kahlil Gibran que eu amo:

"Perguntais-me como me tornei louco.

Aconteceu assim:
um dia, muito tempo antes
de muitos deuses terem nascido,
despertei de um sono profundo
e notei que todas
as minhas máscaras tinham sido roubadas
- as sete máscaras que eu havia confeccionado
e usado em sete vidas -e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente, gritando:

"Ladrões, ladrões, malditos ladrões!"

Homens e mulheres riram de mim
e alguns correram
para casa, com medo de mim

E quando cheguei à praça do mercado,
um garoto trepado no telhado
de uma casa gritou: "É um louco!".

Olhei para cima, pra vê-lo.
O sol beijou pela primeira vez minha face nua.
Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua,
e minha alma inflamou-se de amor pelo sol,
e não desejei mais minhas máscaras.

E, como num transe, gritei:

"Benditos, bendito os ladrões
que roubaram minhas máscaras!"

Assim me tornei louco.
E encontrei tanto liberdade como segurança
em minha loucura:
e a segurança de não ser compreendido,
pois aquele desigual que nos compreende escraviza alguma coisa em nós."



domingo, junho 26, 2005

Haja paciência!!!!!!

Então é assim, pra que facilitar se você pode complicar não é mesmo? O Titanic atracou no Porto de Santos com minhas coisinhas... ah, mas se vc achava que a viagem era a parte mais longa nesse processo se enganou meu bem... a viagem demorou 10 dias e a liberação das coisas, das MINHAS COISAS, demora no mínimo 20.

Bom, aí eles te dão uma lista enorme de documentos que vc tem que apresentar pra poder desembaraçar suas coisas... é de uma riqueza de detalhes que só falta os caras perguntarem a cor da calcinha que vc estava vestindo no dia em que viajou para o Brasil. Tudo pronto e nada entendido... será que alguém saberia me explicar pqe vc tem que morar 12 meses no exterior para poder trazer suas coisas sem pagar imposto? Se forem 11 meses e 27 dias tu dança... que diferença isso faria no final das contas? Melhor deixar quieto né... senão vou acabar descobrindo que é só mais um meio de ganhar mais grana pra engordar o valor do mensalão... morei mais que os 12 meses... tinha muito pecado pra pagar.

Enfim, só pra ajudar e como nem tudo são flores, tem o tal do Murph que não larga do meu pé! Os estivadores entraram em greve e o navio não tem previsão pra ser descarregado... já falei pro despachante que não me custa nada dar uma mãozinha nesse caso, afinal já fiz tanta força né mesmo... mas não tem conversa... tem que esperar os mocinhos voltarem.

Enquanto isso vale lembrar o velho Zeca... "Deixa a vida me levar, vida leva eu!"

quarta-feira, junho 22, 2005

Simplesmente uma das coisas mais lindas que já li!

Song of Myself

Parto com o ar...
Sacudo minha neve branca ao sol que foge,
Desfaço minha carne em redemoinhos de espuma,
Entrego-me ao pó para crescer nas ervas que amo,
Se queres ver-me novamente procura-me
Sob teus sapatos.
Dificilmente saberás quem sou ou o que significo,
Não obstante serei para ti boa saúde,
E filtrarei e comporei teu sangue.
E se não conseguires encontrar-me, não desanimes
O que não está numa parte está noutra,
Nalgum lugar estarei a tua espera


(Walt Whitman - Tradução Monteiro Lobato)

domingo, junho 19, 2005

Amor maior!

Hoje quero fazer uma declaração a pessoinha que mais amo nesse mundo... meu Matheus!

Tudo pra mim, minha razão de ser e de viver... como eu queria poupá-lo das coisas ruins e dos sofrimentos da vida, sofrimentos esses que definitivamente ele não buscou... me bateu uma tristeza imensa... vontade de chorar... vontade de protejê-lo... vontade de guardá-lo só comigo pra que a vida não o machuque. Infelizmente não posso meu querido, isso está fora do meu alcance.

De tudo só fica a certeza de que meu amor por você não tem tamanho e supera quaisquer dimensões!




sábado, junho 18, 2005

Admirável mundo novo!

Incrível como a tecnologia nos deixa mais perto do mundo e das pessoas! Viajo com tudo isso por mais loucura que possa parecer a muitos que não estão acostumados.

Grandes amigos e grandes afinidades foi o que encontrei nesse mundo distante e tão perto... conversando com A., uma pessoa muito querida que conheci em meio a um tumultuo... meio sem querer... me deu vontade de escrever isso. Tantas afinidades com pessoas que nem imaginava que um dia pudessem fazer parte da minha vida. Muito feliz fico com tudo isso... meu universo cresce e aprendo muito a cada dia!

Obrigada MSN, obrigada Microsoft, obrigada Bill Gates!


quinta-feira, junho 16, 2005

Brasil, mostra tua cara!

Por mais que tente ficar fora de tudo isso e não pensar no que está acontecendo, impossível não mostrar minha indignação e revolta.

Há muito tempo atrás me envolvi em política, me filiei a um partido (PC do B, na época da candidatura do Roberto Freire), fui militante, ia a passeatas e achava mesmo que esse país daria certo. Depois de algumas desilusões e de rumos diferentes que minha vida acabou tomando, acabei desisitindo. Desisti de participar ativamente mas nunca deixei pra lá... sempre fucei e procurei me informar.

Teve um momento durante todo esse processo que simpatizei muito com o PT e sua ideologia. Isso nunca me fez votar no PT pqe na hora H sempre optava por outro candidato. Confesso que qdo Lula entrou, apesar de não ter votado nele, tinha muita esperança e torcia muito para que o PT mostrasse realmente que todo seu discurso político tinha um fundo de verdade. Não esperava um presidente competente na parte administrativa, gostei da equipe que estava trabalhando com ele e para mim seu papel era começar a acabar com toda a podridão e o fantasma da corrupção que assombra tanto nosso país, afinal essa sempre foi a bandeira do PT e sempre foi o que eles mais atacaram nos governos anteriores.

Que os Deuses nos protejam! O que estou vendo acontecer nesse país agora não tem nome pra mim. Nunca vi tanta podridão, sujeira, falta de escrúpulos e ética. Um senhor que se diz do povo totalmente deslumbrado com o poder e os luxos que esse mesmo poder pode trazer a ele... ternos Armani, avião presidencial comprado por um valor astronômico e de maneira ilícita, férias dos amigos do filho no palácio... tudo isso pago por nós... era só uma pontinha tão pequena do que estava por vir... e veio! Veio como um terremoto em cima dos brasileiros que foram iludidos pelo símbolo do "Presidente que veio do Povo"... aquele cara que iria governar para o povo... que iludiu as classes mais humildes que tinham a esperança de que tudo poderia mudar com uma pessoa mais parecida com eles no poder.

Me pergunto, e agora Brasil??? Como vamos ficar depois de tudo isso??? Que rumo nosso país vai tomar??? Qual a próxima esperança do povo que já tentou de tudo e continua comendo o pão que o diabo amassou por aqui??? O que vai ser desse país tão lindo, alegre e sofrido??? Quando nossos problemas reais vão ser levados a sério por alguém e serão endereçados sem maracutaias e favorecimetos ilícitos???

É a hora do Brasil mostrar a cara do seu povo e dar um basta nisso! Só me pergunto: por onde podemos começar???



Bandeira feita por Sóter França Jr.

quarta-feira, junho 15, 2005

São Paulo, São Paulo!

Varandinha, 23:00, fechando, hora de ir embora. Pego a Guararapes, Marginal Pinheiros, Juscelino, Túnel Ayrton Senna, Sena Madureira, 23 de Maio, Anhangabaú, Estação da Luz, Pinacoteca, Tiradentes e Pari... São Paulo a noite me fascina... essa terra me encanta!
É sempre lindo andar na cidade de São Paulo
O clima engana, a vida é grana em São Paulo
A japonesa loira, a nordestina moura de São Paulo
Gatinhas Punks, com jeito ianque de São Paulo
Não vá se incomodar com a fauna humana de São Paulo
Pardais, baratas, ratos na rota de São Paulo
E pra você criança, muita diversão — e poluição
Tomar um banho no Tietê ou ver TV
Chora Menino, Freguesia do Ó, Carandiru, Mandaqui (aqui!)
Vila Sônia, Vila Ema, Vila Alpina, Vila Carrão, Morumbi — Pari
Butanta, Utinga, M Boi Mirim, Brás, Brás, Belém
Bom Retiro, Barra Funda, Ermelino Matarazzo, Mooca, Penha, Lapa, Sé
Jabaquara, Pirituba, Tucuruvi, Tatuapé
Pra quebrar a rotina no fim de semana em São Paulo
Lavar o carro comendo um churro é bom pra burro!
Um ponto de partida pra subir na vida em São Paulo
Terraço Itália, Jaraguá, Viaduto do Chá
Na grande cidade me realizar, morando num BNH
Na periferia a fábrica escurece o dia
(Premê)


segunda-feira, junho 13, 2005

A fé que move as pessoas!

: do Lat. fide, confiança; s. f.; crença religiosa; crença, convicção em alguém ou alguma coisa; convicção; firmeza na execução de um compromisso; crédito; confiança; intenção; virtude teologal.

Hoje parei tudo, ou quase tudo, por 2 horinhas para testemunhar algo que sempre me intrigou muito. Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro e invocado para restituir objetos ou causas perdidas, igreja de Santo Antonio do Pari, a mais tradicional do país, 19:00 horas, a prossissão vai começar e eu ali olhando tudo. Não acompanhei a prossissão, fui mesmo pqe queria tentar, mais uma vez, entender a fé que move as pessoas... milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares... todas as cores, caras, cheiros, idades, classes sociais, níveis culturais, enfim, as mais diversas que se pode imaginar, unidas pela fé e esperança.

Todas com uma história de graça alcançada para contar, com um pedido ou agradecimento, emocionadas, felizes ou aflitas, ali naquele amontoado de pessoas onde não existem diferenças culturais ou sócio-econômicas. Pessoas descalças, andando ajoelhadas na rua, terços e santinhos em mãos, comprando lírios e velas, enfrentando filas quilométricas para conseguirem um pedaço do "Pão de Santo Antonio" que nunca deixará faltar nada em nossa casa ou um pedaço do "Bolo de Santo Antonio" que garante casamento para as donzelas, todas lá esperando a imagem do Santo sair da igreja para a prossissão começar.

Eis que surge a imagem... "Viva Santo Antonio" gritam em coro as centenas de milhares de pessoas que se encontravam lá, choros compulsivos, desmaios, pessoas passando mal com tanta emoção, seguindo aquela imagem pelas ruas do bairro e rezando com tanta fé e ardor que chega a comover. E eu ali parada, olhando tudo e pensando.

Nunca entendi essa fé que move as pessoas. Como uma simples imagem pode nos fazer crer que alcançaremos as graças desejadas... como podemos, atravéz da força da oração, acreditar que nossos problemas mais sérios serão resolvidos... como podemos entregar nossos problemas nas mãos de um homem que a igreja resolveu proclamar Santo e ter certeza de que serão resolvidos... estranho e difícil para quem não acredita e não pactua desse mesmo sentimento entender isso tudo.

Uma senhora de bastante idade pegou no meu braço e perguntou se eu estava emocionada e qual graça havia alcançado... disse que nenhuma e estava só observando... ela me disse que eu deveria pensar melhor nisso e ter mais fé pois ele nunca decepciona seus devotos. Como dizer a ela que acredito no princípio de que devemos ter muito cuidado com aquilo que desejamos realmente pqe nosso desejo verdadeiro nos trará o que queremos? Que acredito que isso não deve ser creditado a nenhum santo ou imagem? Melhor não dizer... se essa fé traz força e faz essas pessoas encararem a vida com mais facilidade e otimismo, que continue para sempre e que os faça felizes.

Que assim seja!


Santo Antônio

Dia dos namorados!

Meu, podem falar o que for... me critiquem o qto acharem que devem... mas sempre detestei esse papo de dia dos namorados! Não, não, não... não digam que isso é papo de encalhada pqe não é não! Sempre detestei isso mesmo com namorados e acho que sou a única mulher do mundo que fazia questão de terminar um namoro no dia 09 de junho e voltar no dia 20.

Nunca entendi esse monte de coraçõezinhos voando por aí... esses desenhos de cupidos... essas músicas românticas e a "obrigação" de ter que ir pro motel, enfrentar uma fila enorme, e dar uma bem dada só pqe é dia dos namorados. Desde qdo pra dar uma tem que ter dia especial? Porra, essa merda sempre me tirou o tesão... só rindo mesmo!

Pior é vc ver as declarações e juras eternas de amor do dia 12 de junho serem esquecidas no dia 13. Ai jisuis, será que é idade? Não, se for esse o caso nasci velha. Será que ando meio revoltada? Não, se for isso já nasci revoltada. Será que sou uma extra-terrestre? Taí, deve ser isso... não sou humana, vim de uma galáxia distante num disco voador, fui jogada no quintal da minha mãe e ela, com dó do monstrinho que não parava de berrar e estava acordando a vizinhança toda, resolveu me assumir e deu nessa meleca que vos fala.

Enfim, pra quem gosta, feliz dia dos namorados! Arghhh... que droga isso!

quinta-feira, junho 09, 2005

Matando saudade!

Hoja fui assistir o jogo do Brasil no grande Bartho com o P.! Saudades demais... nem acredito!!!! A hora que cheguei no bar me emocionei... caraca alguém imagina o que significa assistir um jogo do Brasil tomando Bohemia (só 8, diga-se de passagem) e comendo carne seca com mandioca? Vou te falar, isso não tem preço... PQP... costelas com molho barbecue e budweiser NUNCA MAIS!!!!!!!!!

Tem coisas que o dinheiro não compra... é esse o caso! Foda-se se o Brasil perdeu, vai pra copa de qualquer jeito mesmo!


Bartholomeu

domingo, junho 05, 2005

Meu doce vampiro!

Vampiros: À noite, beberiam o sangue de mortais para se alimentarem. Um dos métodos mais comuns era se transformar em morcego e voar pelas janelas abertas, à procura de um pescoço distraído. Eles jamais entravam em uma casa se não fossem convidados, mas uma vez chamados, eles poderiam entrar sempre que quisessem. Dormiam durante o dia e viviam das trevas. Vampiros são violentos, melancólicos, sensuais. São seres amaldiçoados e poderosos. Para conhece-los é preciso, antes de tudo, ser capaz de saborear o clima de perdição em que se encontram. E então, amá-los.

Hippies: Um hippie acredita na paz e no amor como a maneira resolver diferenças entre povos, ideologias e religiões. A maneira à paz é com o amor e a tolerância. Amar significa a aceitação de outra enquanto é, dar-lhe a liberdade para expressar-se e não os julgar baseados em aparências. Este é o núcleo da filosofia do hippie, com suas batas e flores no cabelo, vivendo em um mundo zen.

O que daria a amizade entre um Vampiro e uma Hippie? Eis um breve relato no Batatada ... coisa de doido cara, qqer dia me internam... sorte que não vou sozinha! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sábado, junho 04, 2005

De volta ao lar!

Pois é... juro que tentei achar alguma poesia ou música que conseguisse expressar o que estou sentindo mas não consegui. Palavras são muito simples pra mostrar esse sentimento... difícil descrever...

Contar tudo que passei nesse tempo fora de casa não creio que valha a pena. Disso tudo vou tirar só as coisas e momentos bons, o resto vou deixar guardado em uma caixinha, que não pretendo abrir sempre, mas que estará sempre lá para me mostrar o quanto aprendi e cresci com tudo isso. Por mais que seja lugar comum dizer que sempre vale a pena, vou repetir isso sempre... valeu, mas passou!

Ciclo fechado... vida nova... ânimo novo... esperança, achonchego, certeza, amor, proximidade, carinho, bem querer, abraço, risadas, beber com os amigos, falar besteira, rir de séus próprios tombos, tentar acertar sempre, buscar ser feliz, sentir o cheiro e o gosto das pessoas que amo, paz de espírito, segurança, falar português, comer pão de queijo e misto quente da padaria da esquina de casa, pastel de feira, colo de mãe, abraço de irmã e irmão, abraço dos amigos, chorar junto, rir junto, beber junto, lugar comum, pessoas simples, minha gente, minha terra, minha vida... isso não tem preço... ter não pode valer mais do que qualquer uma dessas coisas... viver e buscar a felicidade sempre... lutar muito e com muito ânimo...

Amo vocês que são parte da minha vida e que fazem ela tão especial... por nada deixo isso pra tráz de novo... aiiiiiiiii... que alívio... que alegria... choro de felicidade... ainda estou meio boba achando que não é de verdade...

Vida minha vida... te busquei de volta e te encontrei!!!!!!!!!

É isso... é isso e muito mais... Dançar a Vida.